Busca

Prefeitura, TJAM e Ascalpin promovem ação ambiental em Parintins

Para procuradora geral do munícipio Danielle Hatta, a ação, em parceria com as instituições públicas e privadas só fortalece e incentiva para mais ações voltadas ao meio ambiente

Prefeitura, TJAM e Ascalpin promovem ação ambiental em Parintins Fotos: Arleison Cruz – SECOM Notícia do dia 19/08/2025

 

Com a preocupação de pautar temáticas ambientais importantes, especialmente no que diz respeito a descarte e coleta de resíduos sólidos, a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e a Associação dos Catadores de Recicláveis de Parintins (ASCALPIN), realizam, no dia 26 de agosto, no bairro São Benedito, a ação "Recicla Parintins". 

 

 

Com início às 10h, na praça do São Benedito, a ação objetiva conscientizar, orientar e motivar a coleta seletiva, como explica o secretário de desenvolvimento sustentável e meio ambiente, Wescley Dray. 

 


“A coleta já acontece diariamente, e o objetivo é incentivar a população a separar os resíduos corretamente. Os materiais coletados serão triados e vendidos pela Associação dos Catadores, gerando emprego e renda, além de promover a sustentabilidade na região”, disse Wescley Dray. 

 

 

Para procuradora geral do munícipio Danielle Hatta, a ação, em parceria com as instituições públicas e privadas só fortalece e incentiva para mais ações voltadas ao meio ambiente.  “A ação ocorre em parceria com o TJAM, a ASCALPIN e a Secretaria de Meio Ambiente, objetivando reforço a conscientização da população sobre a separação do lixo e promover medidas concretas em prol da preservação ambiental”, assinalou. 

 

 

Já para presidente da ASCALPIN, Marcivone Seixas, a ação não só fortalece, mais amplia o alcance, a humanização e a renda econômica dos colaboradores.  “O material recolhido será destinado ao nosso galpão para gerar renda para todos. A ação incentiva a população a separar adequadamente o lixo, evitando contaminações que possam afetar nossos trabalhadores”, explicou. 

 

 

O TJAM realiza a Semana Verde e a ação surge também como extensão dessa campanha. O juiz de direito na 3ª Vara da Comarca de Parintins, Dr. Anderson Luiz Franco de Oliveira convida a população parintinense.  “Convidamos todos os moradores do bairro São Benedito e a população em geral para um grande evento sobre coleta seletiva de resíduos, que acontecerá na próxima terça-feira, 26 de agosto. Haverá informações e ensinamentos sobre a separação dos materiais. Mais detalhes estão disponíveis no site da Prefeitura e nas mídias sociais”, finaliza Anderson. 

 

Texto: Jailson Amazonas – SECOM