Foto Agência Brasil
Notícia do dia 22/11/2025
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso preventivamente na manhã deste sábado, 22 de novembro de 2025, em Brasília, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O mandado foi cumprido pela Polícia Federal (PF) em sua residência, no condomínio onde mora na capital federal, e ele foi imediatamente levado para a sede da PF.
A prisão cautelar ocorre após Bolsonaro já ter sido condenado a uma pena de 27 anos e 3 meses de prisão, em regime fechado, pela Primeira Turma do STF, no âmbito da ação penal que apurou a trama golpista e os eventos de 8 de janeiro de 2023.
Informações preliminares indicam que a decisão pela prisão preventiva, que não é o início do cumprimento da pena definitiva, mas sim uma medida cautelar, foi motivada pela necessidade de manutenção da ordem pública e pelo risco de reiteração criminosa.
Um dos fatores que pesaram para a decretação da medida, segundo fontes ligadas à investigação, foi a convocação, feita na sexta-feira (21) pelo filho do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL), para uma manifestação em frente ao condomínio da família. A ação foi interpretada como um possível ato de instigação e mobilização de apoiadores, o que, no entendimento da Justiça, representaria um risco à ordem pública e um descumprimento de medidas cautelares anteriormente impostas.
Márcio Costa/AmEmPauta