
Em texto publicado na noite desta quinta-feira, 27, a Assessoria o secretário-geral do Progressistas (PP), Berlamino Lins confirmou que Enéas Gonçalves, é ex-prefeito de Parintins e ex-deputado estadual comandará a sigla na ilha a partir de 2020. O anúncio divulgado no site Amazonas News coloca Enéas em posição de destaque na sigla que tem a terceira maior bancada da Câmara de Deputados. O Progressistas tem como presidente o deputado federal Átila Lins.
Após sua cirurgia em Manaus, Enéas esteve na Assembleia legislativa do Amazonas agradecendo a parlamentares pela aprovação por unanimidade da medalha Ruy Araújo que será entregue a ele no mês de junho.
Na ocasião, Berlamino fez o convite a Enéas. Em dezembro Enéas e seus filhos Glauber e Vanessa Gonçalves também conversaram com Belarmino sobre política durantea estada da comitiva da Assembleia legislativa que acompanhou o governador Wilson Lima em Parintins.
Enéas que comanda o grupo Gonçalves é uma das lideranças locais que dá apoio político ao prefeito Bi Garcia. Em nível de Estado, o PP está ligado a base do governador Wilson Lima. Na Aleam, além de Belão, Álvaro Campelo faz parte do Progressistas.
O texto da assessoria de imprensa diz ainda que ao todo são 57 Comissões Provisórias já instaladas pelos irmãos deputados Átila Lins e Belarmino Lins.
Na semana do carnaval, eles participaram do processo de instalação de quatro novas comissões nos municípios de Presidente Figueiredo, Maués, Parintins e Ipixuna.
Em Presidente Figueiredo, o atual prefeito e futuro candidato a reeleição, Romeiro Mendonça, é quem preside o Progressistas. Em Maués, tradicional Terra do Guaraná, o comando partidário foi entregue a Carlos Esteves, três vezes prefeito e duas vezes deputado estadual. Em Parintins, o comando será do também ex-prefeito e ex-deputado estadual Enéas Gonçalves, enquanto em Ipixuna, no Alto Juruá, o partido será presidido por Davi Farias, detentor de três mandatos executivos e candidato nas próximas eleições.
“Com as quatro comissões instaladas, o PP passa a somar 57 comissões no interior, o que significa dizer que o partido está muito bem organizado e pronto para os embates eleitorais deste ano de 2020 em todo o Estado”, afirma Átila Lins. Para o secretário-geral Belarmino Lins, “o PP trilha o caminho de grandes vitórias que certamente virão este ano, com quadros muito fortes em várias regiões, mostrando sua força popular”.
As 56 comissões provisórias instaladas pelo PP, até o momento, envolve os seguintes municípios: Apuí, Alvarães, Amaturá, Anamã, Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Barreirinha, Beruri, Boca do Acre, Borba, Caapiranga, Canutama, Carauari, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Envira, Eirunepé, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Iranduba, Itamarati, Itapiranga, Japurá, Juruá, Jutaí, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Manaus, Manaquiri, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Pauini, Residente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Izabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tapauá, Tonantins, Tefé, Uarini, Urucará e Urucurituba.
Márcio Costa com informações da assessoria de imprensa do deputado Berlamino Lins.