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Mateus Assayag nomeia novos secretários após aprovação de reforma administrativa

Saiba como ficou a estrutura do governo Municipal de Parintins 

Mateus Assayag nomeia novos secretários após aprovação de reforma administrativa Foto Márcio Costa/AmEmPauta Notícia do dia 08/07/2025

O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, iniciou a nomeação de novos secretários municipais após a aprovação da reforma administrativa encaminhada pelo Executivo e aprovada pela Câmara Municipal. A reestruturação resultou na criação de três novas secretarias e ajustes na composição da administração, com foco em maior eficiência na gestão e na ampliação da capacidade de execução de políticas públicas.

 

As novas pastas criadas são a Secretaria Municipal de Projetos de Desenvolvimento (SEPRODG), a Secretaria Municipal do Interior (SEMI) e a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (SEMLIP). A formalização dessas estruturas foi publicada no Diário Oficial dos Municípios. CONFIRA A ÍNTEGRA DA LEI com todos os cargos previstos AQUI.

 

Para a recém-criada SEPRODG, o prefeito Mateus Assayag anunciou a nomeação da arquiteta e urbanista Nathana Menezes, que terá a missão de conduzir o planejamento e a execução de projetos estratégicos voltados ao desenvolvimento sustentável do município. Já a Secretaria de Limpeza Pública (SEMLIP) será liderada por Diego Mascarenhas, com o objetivo de fortalecer a política de coleta, limpeza urbana e cuidados com espaços públicos. Também está prevista a nomeação de Josimar Marinho para comandar a Secretaria do Interior (SEMI), voltada à articulação com comunidades rurais e ribeirinhas do município.

 

Além dessas nomeações, o chefe do Executivo realizou a adequação de nomes que já compunham a gestão e agora assumem cargos conforme a nova estrutura organizacional. Foram oficializados: Wanderley Ribeiro Pantoja, como secretário municipal de Convênios e Captação de Recursos (SECONV); Diego Mascarenhas, como secretário de Limpeza Pública (SEMLIP); Wescley Tavares Dray, como secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SEDEMA); Ednilson da Silva Albuquerque, como secretário de Administração, Inovação e Empreendedorismo (SEMAD); Rozenilce Santos Cesar, como secretária de Cultura e Economia Criativa (SECULT); Karla Viana Ferreira, como secretária de Turismo e Eventos (SETUR); e Albano de Castro Albuquerque Sobrinho, como secretário de Infraestrutura (SEMINF).

 

Com a reforma, a estrutura administrativa da Prefeitura passa a contar com 25 secretarias, além de órgãos autônomos e vinculados. Segundo o prefeito Mateus Assayag, a modernização da gestão pública é uma medida essencial para responder com mais agilidade às demandas da população.

 

Nova estrutura administrativa da Prefeitura de Parintins:

Gabinete do Prefeito – GAB;

Gabinete do Vice-Prefeito – GABVICE;

Procuradoria Geral do Município – PGM;

Controladoria Geral do Município – CGM;

Secretaria Municipal de Administração, Inovação e Empreendedorismo –

SEMAD; Secretaria Municipal de Planejamento – SEPLAN;

Secretaria Municipal de Finanças – SEFIN;

Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação – SEMASTH;

Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEMINF;

Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento – SEMPA;

Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar – SEMSA;

Secretaria Municipal de Turismo e Eventos – SETUR;

Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa – SECULT;

Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer – SEMJEL;

Secretaria Municipal de Educação – SEMED;

Secretaria Municipal de Comunicação Social – SECOM;

Secretaria Municipal de Convênios e Captação de Recursos – SECONV;

Secretaria Municipal de Cadastro, Arrecadação e Terras – SECAT;

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – SEDEMA; Secretaria Municipal de Projetos de Desenvolvimento –

SEPRODG; Secretaria Municipal do Interior – SEMI;

Secretaria Municipal de Limpeza Pública – SEMLIP;

Secretarias Municipais Extraordinárias;

Empresa Municipal de Trânsito e Transporte – EMTT;

Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE.

 

Durante entrevista à reportagem do AmEmPauta, o prefeito Mateus Assayag informou que um novo projeto de reforma será encaminhado à Câmara, contemplando a atualização do Plano de Cargos e Salários dos servidores públicos municipais. Segundo ele, a proposta terá como foco a valorização profissional e o fortalecimento da estrutura de carreira dentro da administração.

 

 “Precisamos ter uma atenção. Precisamos valorizar nossos profissionais. Essa mini reforma dá o tom que a gente quer para a cidade”, destacou o prefeito.

 

Márcio Costa /AmEmPauta