
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na sessão administrativa desta terça-feira (24), aprovou, por unanimidade, o envio de apoio da Força Federal para a garantia da segurança no 1º turno das Eleições Municipais de 2024 – marcado para 6 de outubro. A decisão foi dada na análise de 53 processos que tratam da requisição de Força Federal em localidades de 12 estados brasileiros.
Foram 37 cidades amazonenses que tiveram a confirmação de forças federais para as eleições de 6 de outubro.
Entre elas está Manaus, Parintins, Coari, Itacoatiara Manacapuru entre outras.
Os ministros da Corte deferiram requerimentos já aprovados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) e pelos governos estaduais para atuação da Força Federal em localidades do Acre, do Amazonas, do Ceará, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, do Pará, da Paraíba, do Piauí, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, do Maranhão e de Tocantins, inclusive nas capitais Rio de Janeiro (RJ), Teresina (PI), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Rio Branco (AC), Cuiabá (MT) e Belém (PA).
Segundo a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, o objetivo desse auxílio é garantir que o processo eleitoral transcorra de forma ordeira e tranquila, assegurando o cumprimento das leis eleitorais. Ela enfatizou que os pedidos fazem parte de procedimentos normais para assegurar o livre exercício do voto, a normalidade da votação e a apuração dos resultados no 1º turno das eleições em várias regiões.
Municípios do Amazonas onde o envio das Forças Federais foi aprovado:
Carauari
Japurá
Benjamin Constant
Rio Preto da Eva
Eirunepé
Nova Olinda do Norte
São Gabriel da Cachoeira
Itamarati
Parintins
Tefé
Boca do Acre
Manicoré
Maraã
Itacoatiara
Santa Isabel do Rio Negro
São Paulo de Olivença
Lábrea
Borba
Alvarães
Juruá
Codajás
Humaitá
Canutama
Tabatinga
Coari
Atalaia do Norte
Iranduba
Autazes
Guajará
Ipixuna
Presidente Figueiredo
Fonte Boa
Manacapuru
Manaus
Novo Aripuanã
Barcelos
Maués