Busca

UFAM abre 636 vagas para cursos de graduação no interior

Vagas pra Parintins, Benjamin Constant, Coari, Humaitá e Itacoatiara.

UFAM abre 636 vagas para cursos de graduação no interior Foto: Divulgação Notícia do dia 22/07/2025

 


A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) anunciou, por meio do Edital nº 9/2025 publicado no Diário Oficial da União, a abertura do Processo Seletivo para o Interior (PSI 2026), com 636 vagas distribuídas em cursos de graduação oferecidos nas unidades acadêmicas do interior do estado. As aulas terão início no primeiro semestre letivo de 2026.

 

 

As vagas estão distribuídas entre os seguintes institutos:


- Instituto de Natureza e Cultura (INC), em Benjamin Constant;
- Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), em Coari;
- Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), em Humaitá;
- Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), em Itacoatiara;
- Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), em Parintins.

 

 

As provas do PSI 2026 serão aplicadas nos dias 12 e 13 de outubro de 2025, em 14 municípios do Amazonas: Benjamin Constant, Coari, Codajás, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré, Maués, Parintins, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tefé.

 

 

Os interessados poderão solicitar isenção da taxa de inscrição entre os dias 31 de julho e 1º de agosto de 2025. Já o período de inscrições vai de 13 de agosto a 2 de setembro de 2025, exclusivamente pelo site da Comissão Permanente de Concursos (COMPEC): https://compec.ufam.edu.br.

 

 

O PSI é voltado especialmente a estudantes do interior do Amazonas e busca ampliar o acesso ao ensino superior público e gratuito nas regiões mais afastadas da capital. A UFAM reforça a importância da leitura completa do edital para conhecimento dos requisitos, critérios de seleção e cronograma do certame.

 

 

Márcio Costa/ AmEmPauta