Iziel Pimentel
Notícia do dia 29/12/2025
Duas fugas foram registradas nesta segunda-feira, na carceragem da Delegacia de Polícia de Parintins, segundo informações do repórter policial Cleimer Carneiro e cinegrafista Iziel Pimentel. Dois detentos identificados como Wellington Matheus Alves Pinto e Felipe dos Santos Azevedo conseguiram escapar utilizando um método conhecido como “Tereza”, termo comumente usado para improviso para cordas ou lençóis para fugas.
Fontes ligadas à delegacia relataram que a unidade tem solicitado repetidamente a transferência dos detentos para a Unidade Prisional, mas até o momento não obteve resposta positiva do poder judiciário para efetivar a remoção. A superlotação e a permanência prolongada de custodiados em carceragens policiais, prevista para investigação, tem sido um problema relatado em vários municípios do interior do Amazonas pelas autoridades de segurança pública.
A polícia orienta que qualquer informação sobre o paradeiro dos fugitivos seja repassada imediatamente pelos telefones (93) 98440-2691 ou 190, garantindo sigilo e apoio às autoridades.
Fuga em massa registrada em Maués
Em caso semelhante ocorrido recentemente no interior do estado, na cidade de Maués (AM), 14 detentos fugiram em massa da Unidade Prisional daquela cidade na véspera de Natal (24 de dezembro), em uma fuga que ainda está sendo investigada pelas autoridades.
De acordo com a Agência Brasil, os presos aproveitaram o momento do banho de sol para escapar por um buraco aberto na grade de proteção da unidade prisional.
Após a fuga em Maués, dois detentos foram recapturados rapidamente pela polícia local, mas ao menos 12 seguem foragidos, conforme informado pelas forças de segurança que reforçaram o policiamento na região em busca dos fugitivos.
Márcio Costa/AmEmPauta
Com informações de Cleimer Carneiro e Iziel Pimentel