Redes Sociais
Notícia do dia 04/04/2025
O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), confirmou que participará no próximo domingo (7) de um ato na Avenida Paulista, em São Paulo, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos). A manifestação tem como principal objetivo defender a anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram invadidas e depredadas.
Além de Wilson Lima, outros governadores bolsonaristas como Romeu Zema (MG) e Jorginho Mello (SC) também são esperados no evento. O movimento pela anistia é impulsionado por setores da extrema direita, que alegam injustiça nas punições aplicadas a centenas de pessoas envolvidas nos ataques.
A proposta, no entanto, enfrenta forte resistência de entidades como a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, que lançou a campanha "Anistia não, golpistas na prisão!", e de ministros do Supremo Tribunal Federal, que têm reafirmado a gravidade dos crimes cometidos.
No Rio de Janeiro a manifestação pro anistia foi considerada um fracasso com apenas 18 mil manifestantes, segundo apontou pesquisas de universidades públicos. Eram esperado mais de um milhão de pessoas em Copacabana.