
O governador Wilson Lima lançou, nesta sexta-feira (28/03), o 58º Festival Folclórico de Parintins, destacando sua importância para a economia do estado. A edição de 2025 acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de junho, com estimativa de movimentar R$ 184 milhões, um crescimento de 2,26% em relação a 2024, além de atrair cerca de 120 mil pessoas ao município. O evento de lançamento ocorreu no Teatro Amazonas e contou com a presença de autoridades, patrocinadores, dirigentes, itens oficiais e torcedores dos bois Caprichoso e Garantido.
“Não é só um espetáculo, é a identidade de um povo que canta e dança. Em 2019, quando assumimos, o festival enfrentava desafios, mas hoje está mais forte e atrai cada vez mais olhares para Parintins. O evento alcançou um patamar que não pode mais retroceder”, afirmou Wilson Lima.
Para 2025, cada boi-bumbá receberá R$ 5 milhões do Governo do Estado. O festival gera mais de 29 mil empregos diretos e indiretos em Parintins, além de aproximadamente 5 mil postos de trabalho nos bois Caprichoso e Garantido, envolvendo artistas, músicos, dançarinos e artesãos.
O presidente do boi Caprichoso, Rossy Amoedo, ressaltou que cada real investido no Festival se multiplica por R$ 10 na economia local e enfatizou o apoio do governo desde 2019. Já Fred Góes, presidente do boi Garantido, destacou a articulação do Governo do Amazonas para fortalecer a festa, incluindo a preparação da cidade e a atração de patrocinadores.
O lançamento oficial também abre a programação de eventos na capital, como os Ensaios dos Bumbás, que ocorrerão aos sábados no Sambódromo até junho. A primeira edição acontece neste sábado (29/03), com apresentações dos dois bois.
PATROCINADORES
O Festival é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), Ministério da Cultura e Ministério do Turismo. Conta com patrocínio de empresas como Coca-Cola, Samel, Bemol, Vivo, Natura, Eneva, Assaí Atacadista, Azul Linhas Aéreas e Bradesco, além do apoio da Maná, Prefeitura de Parintins e Amazonastur.
A Coca-Cola é a patrocinadora mais antiga do festival, investindo desde 1995. Gustavo Biscassi, diretor da empresa, afirmou que a marca seguirá apoiando o evento em 2025, fortalecendo a economia local e promovendo a cultura amazônica. “Há mais de 30 anos investimos no Amazonas, gerando empregos e valorizando talentos. Seguimos juntos para impulsionar o Festival de Parintins e a cidade”, concluiu.