Busca

Demitida por motivações políticas, Lanira Garcia deixa direção da Fametro Parintins

Conceituada professora e gestora, Lanira Garcia foi fundamental na consolidação da Fametro em Parintins

Demitida por motivações políticas, Lanira Garcia deixa direção da Fametro Parintins Redes Sociais Notícia do dia 29/07/2024

 

 

A professora Lanira Garcia, que anunciou seu desligamento da faculdade Fametro nesta segunda-feira, afirmou em nota que sua saída se deu por questões políticas. O grupo Fametro apoia uma pré-candidatura a Prefeitura de Parintins Parintins, a de Michele Valadares, do Partido Novo, agremiação política que tem como dirigente, a reitora da FAMETRO, Maria do Carmo Sefair. Por sua vez, Lanira, é mãe do pré-candidato a reeleição a Câmara Municipal, Alex Garcia, a quem irá apoiar nas próximas eleições. Alex é do PSD, mesmo partido de Mateus Assayag, pré-candidato à prefeitura de Parintins. 

 

A saída de Lanira era dada como certa, não por questões técnicas, mas principalmente pelo fator político. A Faculdade Metropolitana ao contratar Lanira, anos atrás, incorporou a seu quadro uma das professoras mais renomadas principalmente nas questões administrativas. No currículo Lanira teve passagem marcante pela SEDUC, quando atuou como coordenadora Regional de Educação, momento de avanço significativo na educação estadual.

 

A movimentação acende um alerta sobre a influência política nas decisões de administrativas da instituição, gerando debate sobre a autonomia e imparcialidade universitária. 

 

Desde o anúncio de sua saída na manhã desta segunda-feira, Lanira tem recebido diversas manifestações de solidariedade e descontentamento. O impacto da saída pode gerar desligamentos na instituição de ensino superior. 

 


Números 

 

A Fametro foi de 351 estudantes a 1471 alunos, um aumento de 415%, destacou a professora em sua nota. "O encerramento do meu contrato foi motivado por questões políticas externas à gestão acadêmica", completou. 

 

Acompanhe a nota na íntegra

 

 

 

 

 

Fametro 

 

O site AmEmPauta entrou em contato com a assessoria da Fametro e aguarda informações a respeito do caso.

 

Márcio Costa/ AmEmPauta