Busca

Itaú fecha agência em Parintins e orienta clientes a buscar atendimento em outro estado

Clientes do banco se monstraram indignados e desrespeitados

Itaú fecha agência em Parintins e orienta clientes a buscar atendimento em outro estado Foto: Márcio Costa/AmEmPauta Notícia do dia 11/02/2026

 

O banco Itaú encerrou de forma definitiva as atividades da sua agência no município de Parintins, deixando clientes sem atendimento presencial e sem informações sobre a mudança. O fechamento tem sido alvo de críticas e é classificado por moradores como desrespeitoso.

 

 

Um aviso afixado na própria agência informa que, a partir de 5 de fevereiro de 2026, o atendimento no local foi encerrado, com fechamento definitivo em 9 de fevereiro. No comunicado, o banco orienta os clientes a procurarem a agência de número 270, localizada na Avenida Mendonça Furtado, em Santarém, no estado do Pará, para resolver demandas presenciais.

 

 

A decisão gerou indignação

 

 

Na semana passada, diversas reclamações foram registradas por clientes da instituição que afirmam ter sido pegos de surpresa, sem comunicação prévia clara ou alternativas viáveis de atendimento no próprio município. Segundo relatos, muitos foram induzidos a abrir contas correntes e poupança, contratar empréstimos, seguros e outros serviços financeiros, que agora só podem ser resolvidos presencialmente fora do estado do Amazonas.

 

 

De acordo com as orientações contidas no aviso do banco, inclusive demandas relacionadas a benefícios do INSS dependerão de comunicação futura para redefinição do local de recebimento, aumentando a insegurança especialmente entre aposentados e pensionistas.

 

 

Clientes também reclamam que, apesar do reforço ao uso de canais digitais, há situações que exigem atendimento presencial, o que impõe custos extras com deslocamento e dificulta o acesso aos serviços bancários, sobretudo para idosos e pessoas de baixa renda.

 

 

Itaú Bilionário 

 

 

O fechamento da agência causa ainda mais revolta pelo fato de o Itaú ser um dos bancos mais lucrativos do país, considerado uma instituição multibilionária, que decide encerrar as portas em Parintins, a segunda cidade mais importante do Amazonas, com papel estratégico na economia, na cultura e na integração regional.

 

 

A reportagem está a disposição para possíveis esclarecimentos 

 

 

Por: Márcio Costa/AmEmPauta