Busca

Megaoperação no rio Solimões resulta em apreensão de 4 toneladas de drogas e arsenal pesado

Também foram apreendias mais de 3 mil munições, carregadores, lanchas e motores

Megaoperação no rio Solimões resulta em apreensão de 4 toneladas de drogas e arsenal pesado Fotos: Diego Peres/Secom e Victor Levy/SSP-AM Notícia do dia 12/02/2026

 

 

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Companhia de Operações Especiais (COE), em ação conjunta com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/PF-AM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Grupo Especial de Fronteira do Mato Grosso (Gefron/MT) e Polícia Nacional do Peru, apreendeu 4,3 toneladas de entorpecentes, além de dez armas de fogo de grosso calibre, três mil munições, carregadores, lanchas e motores em operação realizada no rio Solimões, nas proximidades de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). 

 

 

Com a ação, registrada na noite de terça-feira (10/02), as forças de Segurança já ultrapassaram, nos primeiros 45 dias de 2026, a quantidade de drogas apreendida no primeiro bimestre de 2025.

 

 

“O Solimões é uma rota muito cobiçada pelo crime organizado. À medida que fazemos apreensões como essa, enfraquecemos cada vez mais essa atividade criminosa. A maioria dos crimes que acontecem na capital tem relação direta com o tráfico de drogas e nossas forças estão preparadas e um passo à frente dessa bandidagem”, destacou o governador Wilson Lima. 

 

 

As equipes policiais atuaram com base em um levantamento prévio de inteligência das agências envolvidas na ocorrência. Durante o monitoramento na região, com apoio logístico da DRCO e da Delegacia Fluvial (Deflu), a COE recebeu informações de que embarcações em deslocamento na região de fronteira estariam transportando armamento de grosso calibre e um grande quantitativo de entorpecentes, que teria como destino a capital amazonense e regiões adjacentes. 

 

 

Equipes da COE seguiram até as imediações do município de Manacapuru, onde conseguiriam interceptar duas lanchas, compatíveis com as características informadas. Ao se aproximarem, os policiais militares foram recebidos com disparos de armas de fogo, iniciando uma troca de tiros com os suspeitos, que abandonaram as embarcações e fugiram do local.

 

 

O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, destacou que a apreensão do armamento foi uma das maiores já realizada e que o mesmo estava sendo utilizado pelos criminosos para proteger o carregamento de drogas e enfatizou o sucesso da operação.

 

 

“Todo esse armamento estava sendo usado para escoltar esse entorpecente que estava nas proximidades de Manacapuru. Quero ressaltar a coragem dos nossos policiais que enfrentaram e enfrentam diariamente o crime organizado. Esse é mais um resultado exitoso onde a gente enaltece a parceria entre Polícia Militar e Polícia Civil”, disse o comandante-geral da corporação. 

 

 

Apreensões já superam 2025

 

 

O secretário Executivo Adjunto de Operações da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Gomes Ribeiro, destacou o trabalho integrado das Forças de Segurança e a atuação firme e comprometida com o tráfico de drogas. Ele também ressaltou que o trabalho integrado e estratégico permitiu que as forças de Segurança já tenham superado nos primeiros 45 dias de 2026, as apreensões realizadas no primeiro bimestre de 2025.

 

 


“Estamos aqui enaltecendo o trabalho integrado das Forças de Segurança que mais uma vez entregaram um brilhante resultado, mais um prejuízo para o crime e de grandes proporções. É bom salientar que nesse começo de ano nem fechamos ainda o nosso primeiro bimestre e já superamos a quantidade de drogas aprendidas em 2025. Estamos, hoje, em 8 toneladas apreendidas e no ano passado, nesse período, estávamos com 7. Então isso enaltece e mostra para a sociedade amazonense a importância do trabalho integrado das Polícias”, destacou.

 

 

No total, foram apreendidos: 3,9 toneladas de maconha skunk; 426 quilos de cloridato de cocaína; totalizando 4,3 toneladas de entorpecentes; dez armas de fogo, sendo dois fuzis AK-47; dois fuzis M15, um fuzil T4, duas metralhadoras M60, 1 fuzil Para-FAL e dois fuzis calibre 50; mais de 3 mil munições de AK-47 e dos calibres 5,56; 7,62 e 50; 51 carregadores, duas lanchas, quatro motores, duas antenas Starlink, e dois aparelhos celulares. Com as apreensões, o prejuízo ao crime organizado está estimado em mais de R$ 114 milhões.

 

 

Segundo o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, o trabalho ininterrupto no combate ao tráfico e narcotráfico vem gerando resultados expressivos na Segurança Pública.

 

 

“Nós estamos aqui para reafirmar o compromisso com a sociedade amazonense. Hoje nós conseguimos trabalhar de forma integrada, compartilhando informações, e isso vem trazendo resultados exponenciais. Mais do que uma apreensão, nós estamos com esse trabalho salvando a vida de crianças e jovens que, certamente, iriam entrar para essa vida de vício nas drogas. Um trabalho que mostra que o Amazonas é um destaque não só no Brasil, mas internacionalmente”, frisou o delegado-geral da PC-AM.

 

 

Todo o material apreendido foi encaminhado para a sede da Polícia Federal do Amazonas, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.